Até 2030, mais de 1 bilhão de mulheres terão atravessado a menopausa, de acordo com a OMS. Saiba 5 formas de aliviar os sintomas da Menopausa
Ondas de calor, alterações no sono, humor e libido e irregularidades menstruais marcam o período que causa grande desconforto e, dependendo da intensidade, afetam a rotina e a qualidade de vida das mulheres. “A menopausa não é um problema de saúde, mas sim um processo que acontece na vida da mulher, em situações com maior ou menor intensidade, a partir do organismo e da realidade de cada pessoa.
Além de um tratamento individual e personalizado, de acordo com os sintomas que cada mulher sente, é possível amenizá-los e seguir uma vida com o mínimo de interrupções e desconforto possível”, detalha Consuelo Callizo, médica ginecologista, Diretora Médica do CEPARH e das Clínicas Elsimar Coutinho.
5 formas de aliviar os sintomas da menopausa
1 – Realizar a reposição com implante hormonal
Com a diminuição dos hormônios que acontece com o tempo, fazer a reposição é uma das formas mais eficazes para aliviar e prevenir os sintomas que tanto atrapalham o dia a dia da mulher.
“A gestrinona é um dos hormônios que podem ser utilizados no tratamento da menopausa, sendo uma progesterona com efeito antiestrogênico no endométrio e na mama.
É uma ótima opção para agregar na reposição hormonal da menopausa porque proporciona proteção mamária, diminuindo a sua densidade e, devido ao efeito anabolizante, melhora a musculatura que é muito necessária para pacientes nessa faixa etária”, explica Consuelo.
2 – cuidados com a alimentação
Evitar o ganho de peso em excesso, já que é muito comum o acúmulo de gordura abdominal nesta fase da vida. O controle do peso ameniza os sintomas, proporcionando melhoras na qualidade do sono e demais sintomas.
3 – evitar o consumo de álcool em excesso e uso do cigarro
As substâncias químicas agravam os sintomas e prejudicam o efeito de algumas medicações, principalmente as relacionadas à terapia de reposição hormonal.
4 – prática de exercícios físicos
Atividades físicas leves fortalecem a musculatura que perde a força com o passar do tempo. Os exercícios também auxiliam na prevenção da osteoporose, cujos primeiros sintomas costumam aparecer a partir dessa fase, causando dores ósseas e, em casos mais graves, fraturas, além de doenças cardiovasculares.
5 – priorizar atividades prazerosas
Além de se exercitar, atividades que trabalham com a saúde mental são muito bem-vindas para a prevenção da depressão, sintoma também relacionado à menopausa. Além de meditação, momentos de lazer com amigos e família, priorizar vivências que proporcione descontração também oferecem conforto além da condição terapêutica indicada caso a caso.